segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Política, Jornalismo e o Cotidiano Trivial


Acho que o título desse post deveria ser “Sobre como eleições realmente mudam a vida das pessoas”.

Há dois meses o país se preparava para o processo eleitoral acirrado. Eu estava trabalhando na Infonet, especificamente na editoria política, e preocupado com toda a cobertura eleitoral. A crise econômica apenas rondava, após as especulações imobiliárias americanas advindas do ano passado.

Em Aracaju, Edvaldo (PCdoB) começava a campanha de reeleição à prefeitura, Almeida Lima (PMDB) anunciava aos quatro cantos que iria vencer em 1° turno (megalomaníaco), e Mendonça era nomeado por João Alves como o candidato do Democratas.

Nesses dois meses de campanha eu me ‘mudei’ para Florianópolis, continuei trabalhando em Aracaju, e saí de uma atividade jornalística para a assessoria de uma campanha política.
Putz, se pra você que está lendo parece ser muita coisa ao mesmo tempo, imagina pra mim, que sempre fui acostumado com planejamentos e metas em longo prazo. Foram dois meses de descobertas,
novos amigos, e novas rotinas.

Pós

Agora, com o fim desse período ímpar na democracia brasileira e na minha vida, acho que as coisas começam a tomar seu lugar. O Edvaldo venceu em 1° turno, e deve prosseguir com o projeto político iniciado pelo atual governador Marcelo Déda (PT_ quando foi eleito prefeito de Aracaju em 2000. E lá se vão oito anos na capital brasileira de melhor qualidade de vida.
Foto: Infonet

Eu estou em Florianópolis e (se não acontecer nenhuma reviravolta do Destino, tá me ouvindo Destino?) devo continuar aqui até dezembro, quando termina o semestre letivo. Ah, esqueci de dizer, estou cursando disciplina isolada do mestrado em Jornalismo na UFSC, por isso vim parar aqui.

Ainda não sei se vou passar o fim de ano com meus pais, afinal aprendi que prever coisas para dois meses nem sempre funciona. Que dirá para 4 anos. Como é que esses políticos conseguem?

Em Floripa!

Aqui a eleição continua com Dário Berger (PMDB) e Espiridião Amim (PP) disputando o segundo turno. Agora você pergunta : Amim? Sim o Espiridião Amim, aquele político careca muito popular na década de 90! Alguns dizem na ilha “Amim você não engana mais” hauhauha. Ainda vou saber o porquê.
Foto: Folha

Estou descobrindo a capital catarinense aos poucos. E aos poucos percebendo que existe uma verdadeira enxurrada de sergipanos na ilha. E teve até um sergipano de Simão Dias que foi candidato à prefeito daqui. O Nildão, que por sinal é amigo do Edvaldo! Olha que loucura do destino (depois devo analisar esse conceito, afinal ele me persegue).

Conheci-o num debate dos candidatos na UFSC, quando estive aqui em Setembro. Muito gente boa, e excelente orador. Dizem que ele rivalizava com o Déda nos debates quando ambos eram do Movimento estudantil da UFS, ehehehe. Teve 6% dos votos em Floripa, o que é um resultado muito bom a meu ver.

Daqui pra frente

O segundo turno promete mais emoções no país. A Marta e o Kassab em São Paulo, quem diria? O Paes e o Gabeira no Rio (jurava que o Crivella ia pro 2° turno). O Dólar batendo à R$2,20 ! Meu Deus, para o mundo que eu quero descer.

Parece que não foi só a minha vida que mudou. Acho que as coisas nunca mais serão as mesmas depois dessas eleições.

Até porque 2010 promete várias surpresas... quem sabe até um Déda na disputa presidencial...

E você? O que mudou na sua vida em 2 meses? Me conta! Comenta no Blog do Ben!


Foto: Janaína Santos / Na foto da esq para direita: João Augusto Gama (Secretário de Turismo de SE), Edvaldo Nogueira (prefeito de Aracaju), Marcelo Déda (governador de Sergipe) e Silvio Santos (eleito vice-prefeito ontem)

8 comentários:

Anônimo disse...

acho q nao soh a minha mas a d todos os brasileiros,todas as nossas vidas mudaram nao mto,mas consideravelmente se tratanto d rotina normal e eleitoral,o horario politico foi um exemplo disso,oq antes era reservado pro lazer, durante a politica foi ponto d obrigaçao,uma falta d alternativa q nos obrigou a asistir por meio da televisao uma informaçao imposta e obrigatoria,as alternativas eram:asistir ao horario politico ou nao asistir a nada!eu particularmente ainda tive q mudar a minha rotina pra trabalhar obrigatoriamente imposto pela justiça eleitoral,falam mto em democracia,mas td aquilo q eh imposto obrigatoriamente com represalias nao eh democracia,como o obrigatorio ato d votar,o obrigatorio ato d trabalhar nas eleiçoes se convocado dentre outros,isso eh falsa democracia e nao "democracia".

Anônimo disse...

well its nice to know that you have great hits here.

Anônimo disse...

Bom.. ainda não sei bem pq (analisarei isso com calma), mas sou daquelas que resiste em admitir qualquer envolvimento com a vida política do páis e do estado. Para ser sincera, noentanto, devo dizer que SIM, eu acabo me envolvendo de alguma forma, nem que seja como uma anônima torcedora ou entusiasmada argumetadora quando provocada por algum absurdo. O "pior" é que eu percebi que eu GOSTO da coisa! E por isso, acho justo e cabível emitir a minha observação acerca dessas eleições no nosso Estado (que aliás, coincide bastante com a da maioria dos Jornalistas políticos da nossa capital):
1-Ao contrário do que se pensava, a memória do povo não é tão curta assim.. Lembra-se bem quem fez o quê pela cidade, pelo estado e até quem andou apoiando A ou B e aprontando nas esferas superiores de governo.
2-Os sergipanos andam revolucionando seu pensamento político. Se habituando com feitos reais, não mais se contentam com o famoso "rouba mas faz".
3-Apelações desesperadas nunca se mostraram tão ineficientes numa campanha. Finalmente, é possível sentir o cheiro da inverdade pela tela da TV.
CONCLUSÃO: Acho que a consciência, ainda que muuuito distante do que seria o ideal, finalmente está ganhando espaço no ar que se respira em Aracaju. E fico feliz em saber que esse é o caminho natural das coisas, afinal de contas, a Lei é de Evolução.
PS: Admito que a democracia me entusiasma e emociona bastante, ainda que contestem a sua aplicação se comparado com o significado.

Rebecca Prado disse...

bom bom.... para quem ver tudo de fora dois meses são apenas dois meses mas para nos que vivemos em um ciclo dinamico e initerrupto unico e louco indagamos como dois meses é muito tempo... a apenas algumas semanas vi o mundo politico se transformar e apssei a dar aopio a quem julguei ser impossivel dar... bom pareçe que absolutamente nada é impossivel, mas vivemos...rsrsrs... a ois meses tb tinha meu melhor amigo todos os dias agora ele foi de mochila pra floripa...mas tudo tem lado bom e esse é maravilhoso... e assim vai

Juliana G. disse...

Não posso comentar sobre eleições porque nem aí estou, mas aposto que está uma palhaçada, como sempre.
E o que mudou na minha vida em dois meses? A única coisa que restou fui eu - e mudada.

Alice Correia. disse...

Bem... 2 meses realmente acontece muita coisa... inclusive me assustar com a possibilidade de um Mendonça Prado ir ao 2o turno. Graças a Deus isso não aconteceu não é.
Considerando que meu irmão, a pessoa que eu mais conversava dentro de casa tá em santa catarina... Isso trás algumas mudanças.. vc perde um motorista, e ganha uma carteira... Vc entra pra universidade [diga-se de passagem para melhor entendimento... federal]e fica sem lugar pra ter aula... é tudo muito complexo...
enfim... fim de ano mais que corrido e mudanças bruscas... que venham meus 21 anos =P

Talyta Freitas disse...

rpz...dizer o que mudou em dois meses??? fico com a resposta de Ju aí...só restou a mim mesmo e mais nada!!hahahahahaha...

Já dizia Adriana Calcanhoto:
"Nada ficou no lugar..."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

...e quanto ao destino...acho que ele tá me pregando uma peça das boas...mas um dia eu tb vou pra Floripa!!Afinal, essa era a MINHA idéia! =p

Thiago Ramos disse...

aew Primo fizeste um blog, o blog do ben,

voltarei mais e mais vezes.

daqui de aju mando vibrações positivas pra vc, que tenhas sucesso nessa nova empreitda!

Abraço

Folha Online - Em cima da hora - Principal