sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Informação e Desinformação em uma cobertura

Ao ler a matéria “Marcos Valério é preso pela PF acusado de "encomendar" inquérito para favorecer empresa”, no UOL Notícias nessa sexta-feira, 10, dois pontos me chamaram muito a atenção.

1) Na capa do UOL uma errata indicava que a foto publicada anteriormente não era a de Marcos Valério sendo preso, e sim de uma outra pessoa presa. (foto: AE)
2) Dentro da matéria a jornalista só se refere uma vez à relação entre Valério e o caso do mensalão, quando o advogado dele explica que os dois casos não tem relação, já pelo meio do texto. Além de usar uma citação aspeada dentro do texto desnecessariamente, e outras construções das quais não concordo, mas são questões de estilo.

Bom, o primeiro ponto foi um erro provavelmente de edição, já que não perceberam que o homem na outra foto não era o Marcos Valério. Mas que a Uol procurou corrigir com a errata indicando a foto verdadeira da prisão do publicitário mineiro.

O segundo foi uma opção da jornalista na construção do texto, e que na verdade implica em todo um outro entendimento por parte do leitor. A minha opção com certeza seria colocar na última frase do primeiro parágrafo da matéria (no jargão profissional, no Lead ou Lide) a informação de que essa prisão não tem a ver com o caso do mensalão. A galera do G1 fez isso.

O título da matéria me levou a crer que o Marcos Valério foi preso novamente ainda por causa dessas acusações.

Erros dentro do jornalismo não são raros, e isso é o que nos deve causar ainda mais preocupação. Até que ponto o erro causa uma desinformação para o leitor? Por que erramos tanto? O que fazemos para não errarmos?

Sei que são questões complexas, mas ponho o debate na mesa. O que vocês me falam?
Comenta no Blog do Ben!

2 comentários:

Anônimo disse...

bommm...como um grande amigo meu costuma dizer...quem confia em advogados???
eu como boa advogada rebato... quem há de confiar em "certos" jorbnalistas?????
deixo ai a controversiaaaa
kkkkkkkkkkkkkkk

Alice Correia. disse...

como diriam meus professores... não se pode confiar em uma única fonte de conhecimento. De forma clara a reportagem é uma forma de conhecimento e como todos nós sabemos, odo ser é passsível de erros. So, da mesma forma como vc procurou a informação no UOL e no G1, e proavelmente em outros locais, a maioria dos leitores deveriam ter sse vício. Mas omo isso não ocorre... Estranha-me muito que na revisão do texto para aentrada do sie, a equipe do UOl não tenha percebido a faltade clareza e de informação específica do texto. eu diria que foi um ero em equipe. =P

Folha Online - Em cima da hora - Principal