sábado, 12 de dezembro de 2009

Enquadramentos



Don't let your hair grow too long (Oren Lavie)
Don't let your hair grow too long
Leave your yellow raincoat on
Don't get wet
But don't get warm
Don't change the time on your watch
Always reach, but never touch
Stay a picture on the wall

Don't let your step grow too bold
Don't let your hands go too cold
Don't forget, but don't recall
Keep the distance in your stare
Hold your step up in the air
Always near but never there
And stay a picture on the wall

domingo, 6 de dezembro de 2009

O Futebol



"Voltar a ser feliz não tem explicação"
Adriano, camisa 10 do Flamengo e Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2009.


E Você? O que me conta da vitória do Flamengo? COMENTA NO BLOG DO BEN!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Kassin, Sonho de Verão e Pulitzer...



Pessoal, passei o sábado em casa fazendo coisas do mestrado e recebendo amigos para assistirmos juntos à um clássico da nossa infância: Sonho de Verão.. nada de comentários pejorativos sobre o filme das paquitas e dos paquitos... rsrsr. O filme foi rodado em 1990, e tem atuações digamos ‘memoráveis’... rsrs.

Fora isso, terminei a resenha do ‘A Escola do Jornalismo – a opinião pública’, livro do Joseph Pulitzer, que foi traduzido por Jorge e Eduardo Meditsch e lançado na última quinta-feira pela editora Insular aqui em Florianópolis. Acho que depois publico essa resenha aqui no blog.

Por falar em coisas acadêmicas não comentei antes sobre o artigo que apresentei no último SBPJOR. Apresentei um paper na IV Mesa Coordenada de Jornalismo e Tecnologia, da qual também participaram a Caru – Carla Schwingel, o Franciscato, a Diólia, o Carlos Alberto Zanotti e o Fernando Firmino. O Encontro foi ótimo, principalmente porque pude rever amigos e fazer contatos necessários.

Voltando a falar sobre o sábado, ouvi ontem o CD novo da Mallu Magalhães, que fez show hj aqui em Floripa. Me surpreendi muito com a maturidade do álbum. Em comparação com o primeiro é um salto absurdo. Daí fui pesquisar informações e descobri que a produção é do Alexandre Kassin, nada mais nada menos que ele. Po tenho que pagar pau pra esse cara. Ele sem dúvida é um dos melhores produtores musicais brasileiros na ativa. 

E você? Como passou o sábado? Também espera a vitória do Flamengo no domingo? kkkk COMENTA NO BLOG DO BEN!

Ok, admito... post caótico...rsrsrs

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A simpatia rubro-negra


Na segunda-feira passei o dia todo com a camisa oficial do Flamengo que ganhei de um casal de amigos, a Ju e o Fininho. Foi só eu por o pé fora de casa que as pessoas me cumprimentavam, olhavam para mim com sorrisos, tiravam brincadeiras sobre o próximo jogo contra o Grêmio. Nem parecia que eu estava em Floripa, onde as pessoas são costumeiramente mais sisudas. O futebol realmente tem um poder inimaginável.

Acho mesmo que o Grêmio, jogando com time reserva e nem um pouco interessado na vitória do Inter, vai ser nosso Hermano e colaborar para a vitória do Mengão, que está há 17 anos sem vencer um Brasileiro. Mas o time também não pode ficar ancorado nessa perspectiva. Ô Adriano, vê se não anda de moto nessa semana e passa remédio nessa queimadura feia, rsrsrs

Brincadeiras à parte, o que menos esperamos que aconteça nessa última rodada são partidas anti-esportivas, como alguns exemplos que andamos acompanhando na política. Se coube aquela quantidade de dinheiro na ‘meinha’ do deputado, imagina em um meião de jogador de futebol! eheheheheh Nada de histórias sobre malas dessa vez, eu espero.

Com toda a tensão do Campeonato Brasileiro, quase que a população não percebeu o vídeo do Arruda recebendo grana, e os membros do DEM agradecendo à Deus pela impunidade. Acho que nem os piores juízes do futebol brasileiro cometeriam tal vacilo (em todos os sentidos)! ehehe.

No entanto, uma coisa não passou em branco, o calote de Dubai no sistema financeiro mundial. Ao que tudo indica a cidade que é considerada um oásis de riqueza nos Emirados Árabes se iludiu demais com o dinheiro negro do petróleo e gastou além da conta. Resultado: medo! Depois da longa crise econômica mundial, nada pior do que uma mega cidade anunciar calotes.

Espero mesmo que durante o resto da semana os ânimos econômicos melhorem. Talvez o resultado do brasileirão, com o Flamengo sendo hexa-campeão (há quem diga penta) faça as bolsas mundiais subirem. Afinal estamos falando da maior torcida de futebol do mundo toda feliz e propensa a gastar dinheiro com comemorações, ehehe. Movimenta ou não movimenta a economia?

E você? O que acha da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro de 2009? COMENTA NO BLOG DO BEN!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eu juro que vi Lula pulando, ou Yes, We Créu!


Num dia como esses acho que qualquer manifestação se torna piegas. Pelo menos foi assim que um diálogo com meu colega de pesquisa, Diego, soou:
Ben-Hur:
* mermão
*eu vi Lula pulando
*eu juro que vi Lula pulando

Diego diz:
*quer parar de ir na onda?
*vc é muito empolgado

Acho que sim, eu estava realmente muito empolgado, por uma série de fatores. Estava acompanhando a eleição durante a manhã toda, numa neurose de querer viver esse momento histórico. Pelo menos eu vou ter o que contar para os meus netos. Hoje eu vi o futuro do Brasil desenhado na próxima década. E vi outra coisa super importante, e de um efeito mais imediato. Lula conquistou a eleição do seu (ou sua) sucessor(a) hoje, nos dez minutos de entrevista ao vivo logo após a eleição da cidade-sede.

Visivelmente emocionado, o presidente atendeu ao apelo de Pedro Bassan, correspondente da Globo que estava em Copenhague-Suíça, e falou o que todos os brasileiros queriam ouvir. “Nós temos o direito de fazer uma Olimpíada, e provar que a alma generosa do povo pode fazer a Olimpíada mais extraordinária que o mundo já viu”. O presidente ressaltou que agora o Brasil é um país que respeita, e exige o devido respeito do mundo todo. Ou seja, tem condições de se posicionar e brigar de igual com as outras grandes economias.

Isso dá uma auto-estima ao povo brasileiro imensurável. Eu imagino a reação das pessoas em casa, nos interiores do país, nas periferias, em todos os cantos, vendo o presidente vestir a camisa do Brasil, se emocionar e brigar pelo país. Se o Ibope fizesse uma pesquisa de popularidade do Lula amanhã, com certeza daria mais de 70%, tamanha foi a verdade passada naqueles dez minutos de entrevistas.

Acho que o principal é que agora sim podemos pensar numa década revolucionária para o Brasil. Na década 10 do século XXI o Brasil terá um grande fator econômico à seu favor (o Pré-Sal), que dá não só dividendos ao país mas também poder político internacional, afinal estamos falando de petróleo e em quantidades robustas. Além disso estamos politicamente estáveis, com níveis de desenvolvimentos crescentes.

Pra completar a festa teremos os dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo (2014), e as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). Fazendo um paralelo podemos comparar com o que aconteceu com os Estados Unidos na década de 90 do século passado. Lá foram realizadas a Copa de 94 e as Olimpíadas de Atlanta, em 1998, que foram marcos para o país. Nem preciso aqui comentar todos os benefícios que esses tipos de mega-eventos trazem para o país, todos os meios de comunicação já estão fazendo isso. Pra quem gosta é bem bacana dar olhada no que os outros jornais disseram, como o El Pais (Espanha), New York Times (EUA) e Le Monde (França).


Se as previsões do Banco Mundial estiverem certas, em 2016 seremos a quinta economia do mundo. E estaremos no centro do esporte mundial.
E você? Como vê a o Brasil para a próxima década? Acha que Lula já ganhou as eleições do ano que vem? COMENTA NO BLOG DO BEN!

domingo, 27 de setembro de 2009

Licença poética, rsrsrs


A noite me encanta tanto quanto o amor de uma bela mulher Possivelmente pelo mistério que existe em ambos
A escuridão sempre intrigou os homens

É impresivível, incontrolável, difícil de enxergar
E aí vejo todas as comparações com o sentimento de uma bela mulher
O homem fica fascinado, mas sempre desconfiado
Observa com esplendor, experimenta de forma visceral
Mas sabe que o momento é mutante
É na noite que encontro as minhas melhores reflexões, os meus melhores pensamentos, e aproveito os melhores momentos
É no amor de uma mulher que vivo os melhores segundos
Que me encontro na mais profunda naturalidade
Que me perco, e me acho, e me perco, e me perco, e ela me acha para eu perdê-la novamente
Noite e mulher, combinação irresistível
Uma pena que o sol sempre tenha que iluminar, e me lembrar que todo prazer tem um fim

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nove vezes Beatles


Mais uma vez a Beatlemania toma conta do mundo, envolvida por enigmas, inovação, e sonzera da melhor qualidade. No 09.09.09 ‘Beatles Rock band’, o jogo mais aguardado pelos fãs do quarteto, finalmente é posto à venda. E mais do que isso, toda a discografia da banda é relançada com remasterização do som e a recuperação de algumas relíquias. Isso só mostra mais uma vez que conteúdo independe de plataforma, de suporte, ou de tempo. Esqueça física, estamos falando de Beatles!

O jogo, disponível para as plataformas Xbox 360, PS3 e Wii traz 45 músicas que com certeza fazem parte do imaginário coletivo ocidental, como ‘Lucy In the Sky’ ou ‘Here Comes The Sun’. Mas sobre isso você pode ler em alguma das 3 milhões de matérias publicadas sobre o jogo em todo o ciberespaço, como a do G1. Por sinal uma cobertura muito pouco criativa e interativa pro ciberespaço.

O bacana mesmo é perceber que através do jogo as canções adquirem uma nova vida, uma nova significação. E a relação dos fãs com as canções também muda na medida em que eles as executam. Gráficos perfeitos, muita criatividade, transposições de fases e imaginários, tudo isso e muito mais para quem se arriscar no game mais comentado dos últimos meses. Ainda me pergunto muito se essa é a forma mais interativa possível para um game de música... Mas enfim, é a que está fazendo sucesso agora...

Já os álbuns, reunidos agora em uma grande coleção pela EMI, são fruto de um trabalho de quatro anos de remasterização por engenheiros de som. Isso só mostra o quanto os Beatles foram engenhosos e inovadores para os anos 60. Acho que não vai demorar muito pra toda a coletânea estar disponível em MP3 na internet. Por sorte, graças à minha irmã, Alice, eu tenho a discografia toda no meu pc, e aos poucos vou redescobrindo o prazer de escutar Beatles. Como colocar o Sgt Peppers pra tocar enquanto eu adormeço... rsrsrs

E olha aí o místico aparecendo mais uma vez na história, ainda inacabada, do quarteto. Tudo foi lançado no 09.09.09. Seria uma premonição do John Lennon, que repete os números em uma faixa do White Album? Ou pura jogada de marketing da EMI, junto com Paul e Ringo? Essa com certeza vai entrar para uma daquelas lendas que cercam a banda, como a história de que Paul morreu na década de 60, rsrsrs. Aproveita e curte tudo o que a mídia está colocando sobre os Beatles.

E você? O que acha sobre os Beatles? E o seu 9.9.9? COMENTA NO BLOG DO BEN!


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O dedo sujo

Breves comentários sobre o bate-boca no Senado:
1 - Reflete completamente o nível de qualidade da maior instituição do Legislativo brasileiro.
2 - A cara do senador Sarney de quem não está entendendo nada é ótima. É essa cara que ele faz nos últimos dois meses.
3 - O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) falou o que milhares de brasileiros gostariam de falar: Renan, o senhor é um canguaceiro.

Confiram na íntegra a sessão 'histórica'



E você? Para quem você apontaria o 'dedo sujo'? rsrsrs
COMENTA NO BLOG DO BEN

quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Ele é boa pinta"

Depois de receber elogios de todos os lados na reunião do G-20, Lula tem que tomar cuidado pra não voltar se achando! O Obama disse que ele é O CARA , e a Rainha da Inglaterra quis tirar fotos ao lado do presidente brasileiro. Pois foi com esse carisma todo que Lula conseguiu chamar a atenção do mundo no G-20.

“El G-20 ha consagrado a Lula, el carismático y taumaturgo presidente de la República de Brasil, como el líder de los paises emergentes que piden justícia al mundo por el descalabro financiero mundial, creado, según él, por el Primer Mundo de "gente blanca de ojos azules". Ha pedido que desaparezcan los paraísos fiscales; ha pedido más Estado y menos capital privado, mayor control de los mercados, menos proteccionismo y más dinero para los países pobres, víctimas de la crisis” – Fonte : Elpais.com

Leia a íntegra da materia e fique vc também de queixo caído com o presidente e com a análise que o mundo faz dele...

E você? O que acha do Lula? COMENTA NO BLOG DO BEN!

Voltei a Cantar

"Voltei a cantar porque senti saudade
do tempo em que eu andava na cidade
Com sustenidos e bemóis desenhados na minha voz
A saudade rola, rola, como um disco de vitrola
Começo a recordar cantando em tom maior
E acabo no tom menor! Voltei a cantar!"

A saudade me corrompeu e me deparei com o inevitável fato. Tenho que escrever e manter meu contato com o mundo! Não que eu não esteja escrevendo. Nesses quatro meses de um silêncio quase sepulcral muitas coisas aconteceram. Para não deixar vocês entediados, resumo a história falando que agora estou em Aracaju, Sergipe, como editor do Caderno Líder!, caderno de esportes do Cinform, um jornal local. Depois falo melhor desse novo desafio.

Mas quero deixar bem claro aqui! O Blog do Ben continua falando sobre política! Afinal, não existiria Esporte sem Política, muito menos Jornalismo sem Política, como diria Ricardo Kotscho.

Pois bem, encontro hoje um cenário bem diferente do qual falei há quatro meses. A crise econômica mundial perturba a paz, e os efeitos estão sendo sentidos de uma forma avassaladora. Lula jura que é uma marola e cobra que Obama, tadinho, que mal entrou no cargo, pague os custos da crise no mundo. Dilma prepara sua campanha de 2010 e fala com um sorriso encantador que não é candidata!

Mudou? Bem, nem tanto... Todos os assuntos já foram abordados em tópicos anteriores. Mas nem por isso o Blog vai se tornar repetitivo! Que tal falar de Déda e das greves que vem enfrentando em Sergipe? É... esse assunto também está batido.

Talvez da violência que assola o mundo, e deixou mais de 200 pessoas feridas em um jogo de Futebol na África. Bem... assunto nem tão novo assim... Guerra do Iraque talvez...

Será que o Jornalismo tem algo de novo? Vou tentar descobrir isso nos próximos posts.


Folha Online - Em cima da hora - Principal